Pincéis / Trinchas
Servindo-se de papel de jornal, retire o máximo de tinta possível do pincel. De seguida, mergulhe-o em água (se tiver utilizado tintas de água), em DILUENTE CELULOSO NITRO ou noutro diluente mais indicado para a tinta que utilizou, até os pêlos se descolarem.
Caso seja necessário, escove os pêlos do pincel com uma escova de arame, para eliminar os vestígios de tinta endurecida. Lave-o, com água quente e um pouco de detergente, e passe-o por água corrente. Por fim, esprema e alise os pêlos. Guarde os pincéis em posição horizontal, nunca os deixando pousados sobre os pêlos. Se, quando voltar a pegar num pincel, os pêlos tiverem endurecido, deixe-o de molho num diluente, para ficarem macios.
Rolos
Após a utilização do rolo, passe-o sobre papel de jornal para retirar a tinta em excesso. Retire o cilindro e mergulhe-o em água ou em DILUENTE CELULOSO (ou outro diluente, consoante o tipo de tinta utilizado). Esfregue os pêlos com um detergente (da Loiça ou Lava-tudo) e água quente, seque-o e volte a colocar o cilindro no suporte.
Latas de tinta
Guarde-as num local seco, pouco quente e fora do alcance das crianças. Para evitar que se forme uma película na superfície, certifique-se de que a tampa fica hermeticamente fechada, vire a lata ao contrário e guarde-a nesta posição. Quando voltar a abri-la, a película ficará por baixo e a tinta fresca, pronta a utilizar, por cima.
Baldes
Lave os tabuleiros, os baldes e as redes com o diluente apropriado, depois de ter limpo a maior parte dos resíduos de tinta com papel absorvente.
UM PEQUENO TRUQUE
Uma tinta envelhecida, que contenha grumos, pode ser filtrada com umas meias de nylon esticadas sobre um recipiente apropriado.